O que é o Visto?

O Visto é um documento emitido por um país estrangeiro que fornece permissão para você entrar no país, cada país possui diferentes critérios e exigências para a entrada e permanência de estrangeiros em seu território.

A Austrália está na lista dos países em que é necessário o visto, por isso, para você que está planejando um intercâmbio para esse destino, é imprescindível que saiba algumas informações, e estamos aqui para esclarecer algumas dúvidas sobre o tipo de visto australiano para brasileiros.

Os tipos de visto para quem está planejando um intercâmbio para estudos e/ou trabalho, são os seguintes:

Visto de Turismo

O Visto de Turismo não permite trabalhar em território australiano, mas se você tem a intenção de estudar por pouco tempo, esse visto te possibilita o estudo na Austrália por até 3 meses (12 semanas).

O visto tem a validade de 1 ano, a partir da aprovação. E tem o custo em torno de AU$150 (podendo variar de acordo com a época).

Segundo o site oficial do governo australiano, 75% das aplicações são processadas em 20 dias e 90% em 25 dias.

 Visto de Estudante

Se o objetivo da sua viagem for de fato fazer um intercâmbio de estudo e trabalho, será necessário o Visto de Estudante. Esse visto é destinado a pessoas que vão para esse destino com o objetivo de trabalhar e passar mais tempo.

Esse visto tem como validade o período de duração do curso + o período de férias (30 dias). Ele também é válido para múltiplas entradas no país, o que quer dizer que dentro do período de validade, você pode entrar e sair do país sem precisar da renovação. Caso queira estender por mais tempo a sua estadia, é possível renovar o visto sem sair do país, mas será necessário refazer todo o processo de contratação de escolas.

Para quem tem a intenção de trabalhar, é possível trabalhar durante 20 horas semanais durante o intercâmbio de estudo e trabalho. O consulado normalmente concede 4 semanas extras após o término do curso, em que o aluno pode trabalhar em turno integral se desejar.

O custo para tirar o visto é de AU$620 (estudante) – AU$460 (dependente – marido/esposa) – AU$150 (menor de idade – filho).

O ideal é que o processo de aplicação do visto seja feito pelo menos 2 meses antes da data esperada de embarque.

É importante também ressaltar que, para a emissão desse visto é necessário que o perfil do indivíduo se enquadre no perfil de estudante genuíno (GTE – Genuine Temporary Entrant). Isso significa que você como aplicante deve demonstrar para a Imigração que quer ir para a Austrália de forma temporária para obter uma educação de qualidade. 

Os aplicantes precisam fornecer uma carta de intenções explicando suas circunstâncias no Brasil e razões para querer estudar na Austrália, e como o curso pretendido poderá ajudar na carreira e na vida do estudante quando ele retornar ao Brasil.

De acordo com informações oficiais do governo australiano, 75% das aplicações saem em 36 dias, 90% em 44 dias. Você pode conferir essa questão com mais detalhes no site do governo australiano, clicando aqui.

Exigências para tirar o visto de Estudante australiano.

Comprovação financeira –

O Departamento de Imigração precisa garantir que você ou alguém próximo (mais indicado que sejam parentes de primeiro grau: pai, mãe, avô ou avó) tenha condições financeiras para que você possa se manter no país. Para garantir isso eles pedem alguns documentos que comprovem que você ou o seu suporte financeiro tenham essa capacidade.

De quanto estamos falando…

De maneira bem resumida, a Austrália exige que você tenha AU$1.761 para cada mês que você pretende ficar por lá, ou seja, para quem pretende fazer um intercâmbio de 6 meses, deverá apresentar documentos que comprovem em conta bancária o valor de 50.673 mil reais, podendo ser na conta de um titular ou na soma de dois titulares no máximo (você e seu pai, por exemplo).

Este dinheiro também não precisa estar disponível livre em conta corrente: vale aplicação em poupança e até fundo de investimento (com liquidez diária), mas tem que ser um dinheiro disponível para retirada imediata (valor em bens não são válidos para comprovação de renda).

É necessário ter esse dinheiro em conta por pelo menos 3 meses, não necessariamente você ou seu suporte financeiro irão precisar gastá-lo. Também será necessário explicar a origem desse valor para a Imigração (com um documento, por exemplo.)

Comprovação acadêmica –

É indicado apresentar documentos que comprovem que você já é formado, está cursando ou está com a faculdade trancada, porém mantém, possui ou já teve algum tipo de vínculo com uma instituição de ensino. Caso tenha trancado a faculdade, é interessante que o documento não alegue que sua parada seja por mais de 1 ano.

Comprovação de vínculo empregatício –

Outro fator que ajuda muito na aprovação, é o vínculo empregatício. Para isso é preciso apresentar documentos que comprovem um histórico de trabalho, por meio de carteira de trabalho, contratos de prestação de serviços, notas fiscais emitidas etc.

Outros fatores que agregam na aprovação, são: Que os vínculos de trabalho sejam preferencialmente recentes; caso você ainda esteja na faculdade e esteja realizando algum estágio, também é um fator positivo. E por último, se você foi demitido ou pediu demissão recentemente é indicado enviar também sua rescisão e os últimos contracheques.

Para o Departamento de Imigração, é necessário que você tenha uma razão que faça sentido e esteja conectado a sua vida acadêmica e profissional, além de ter uma boa motivação para o intercâmbio.

Mas lembre-se, apesar de todas as questões burocráticas, a Australia possui um sistema Educacional muito consolidado, ou seja, você estudará em um dos países modelo em educação no mundo!

Por isso é importante ter uma agência que te ajude com essas questões para que você não tenha seu visto negado, fique a vontade para deixar um comentário abaixo ou procurar um de nossos especialistas que vão poder te auxiliar em caso de dúvidas, e te ajudar com o planejamento do seu intercâmbio com segurança.

Abrir bate-papo com um consultor
Olá, futuro intercambista! Aproveite nossas promoções para esse mês!