Se você está interessado em fazer intercâmbio para o Canadá, precisa saber algumas coisas sobre o Visto. Primeiramente, todos os brasileiros precisam de visto para entrar no Canadá, independente de qual for o motivo da viagem.
O visto depende do tipo de intercâmbio escolhido, do motivo da viagem e do tempo de duração. Em alguns casos, dependendo do tipo de visto, você tem a permissão para trabalhar no país. Confira:
Permissão para trabalhar no Canadá
Para você que deseja trabalhar no Canadá, é importante saber que, diferente da Austrália, no Canadá só é possível conseguir permissão para trabalhar se você estiver inscrito em algum curso como graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, ou até mesmo os profissionalizantes, chamados de college.
Se você quer ir para o Canadá para realizar algum curso desse tipo, terá a permissão para trabalhar até 20 horas semanais.
Existem dois tipos de visto de estudo, o S-1 (somente estudo) e o SW-1 (estudo e trabalho). A diferença entre eles é basicamente se o curso escolhido dá direto a trabalhar durante o período dos estudos.
Visto ETA (Electronic Travel Authorization ou Autorização Eletrônica de viagem)
É um visto indicado para quem tem visto americano de turista em dia, e para quem já foi para o Canadá nos últimos dez anos. O ETA é válido por até 5 anos ou até o vencimento do passaporte, o que vier a acontecer antes, e ele permite que você entre no país nas mesmas condições do visto de turista, exclusivamente por via aérea.
Ao invés de realizar toda a burocracia do processo de visto novamente, basta solicitar uma autorização online que custa apenas CAD$ 7 (dólares canadenses), costuma sair bem rápido, às vezes em poucos minutos. Em casos de solicitação de documentos adicionais, a solicitação pode exceder 48 horas.
Visto de Turismo
Esse visto é indicado para quem vai ao país para passear ou fazer um intercâmbio de no máximo 6 meses. O visto canadense de turismo pode sim se encaixar em um intercâmbio, ele vale para as duas modalidades, desde que não exceda o tempo de 6 meses.
Isso acontece porque ao se aplicar para o visto de turismo você adquire também o Study Permit. O Study Permit é um documento emitido pelo governo canadense que permite que você estude em instituições de ensino canadense.
O período ideal para aplicação do visto é de pelo menos 60 dias úteis antes do dia que você planeja embarcar.
Se você já teve o visto de turista americano, você fica isento de comprovar a capacidade financeira para o visto de turismo canadense.
Visto de Estudante
Indicado para quem vai fazer intercâmbio de estudo com duração de mais de 6 meses. Se você pretende estudar por mais de 6 meses, precisa aplicar o visto de estudante, pois esse excede o tempo do visto de Turista.
As exigências para o visto são bem parecidas com as do visto australiano, uma vez que, o consulado busca a certificação de que você é um estudante com o perfil genuíno, ou seja, que está indo para o Canadá com o intuito de estudar. Além disso, eles avaliam também se você ou parentes próximos possuem condições financeiras para te manter no país, e que você tenha vínculos suficientes para retornar para o Brasil.
Alguns exemplos desses vínculos são: Acadêmico, Financeiro, Familiar, Empregatício.
Vínculo Acadêmico:
Eles pedem uma comprovação com documentos de que você está cursando ou já é formado no Ensino Médio, ou ensino superior. Essa comprovação faz com que o consulado se certifique de que de fato, o intercâmbio é necessário para a sua carreira, tanto profissional quanto acadêmica.
Vínculo Financeiro:
Esse é um dos fatores mais importantes para o consulado na hora de aprovar ou não, o seu visto. Essa exigência é feita para que eles comprovem que você é capaz de se manter financeiramente no país, e caso você não tenha essa comprovação, será necessário que um familiar de primeiro grau (pais ou irmãos), fique responsável por isso e comprove que eles podem te ajudar.
O valor exigido pelo consulado é a comprovação de aproximadamente CAD$1.200 por mês de estadia, limitado ao primeiro ano de curso. Outros quesitos como propriedades e bens possuídos servem mais para ajudar no processo, mas não servem para comprovar renda. Nesse processo serão avaliados principalmente ou extratos bancários de conta corrente/poupança, ou aplicações de resgate imediato.
Vínculo Familiar:
Já no momento da aplicação é necessário que você informe dados de seus pais, cônjuge e irmãos para que o consulado faça uma análise de seus perfis. Inclusive, se caso algum familiar já teve visto negado para o Canadá, eles irão saber.
Todo o processo de visto pode durar até 3 meses. Por isso, o consulado recomenda que você faça a aplicação entre 4 e 5 meses antes do início do curso.
Valores dos Vistos
Os preços variam de acordo com o tipo de visto que você necessitar, e podem ocorrer alterações.
Visto de turista: CAD$ 100,00 + CAD$ 85,00 (Biometria) + R$100,00 (Taxa VAC e Biometria).
Visto de estudante: CAD$ 150,00 + CAD$ 85,00 (Biometria) + R$100,00 (Taxa VAC e Biometria).
O que é o VAC?
Os VACs (Visa Application Centres) são centros de solicitação de visto para o Canadá. Obrigatoriamente eles agem como órgãos intermediários entre você e a embaixada canadense. São eles também os responsáveis pela coleta das suas digitais, tanto para visto de estudante como turista. A coleta das digitais é obrigatória para todos os aplicantes entre 14 e 79 anos.
O processo de visto canadense exige mais atenção para algumas coisas, por isso, se você ficou com alguma dúvida, ou precisa de ajuda para começar a planejar o seu intercâmbio, entre em contato conosco, nossos consultores estão sempre disponíveis para facilitar essa experiência.