O Intercâmbio para estudar idiomas tem sido bem popular entre as pessoas que querem vivenciar novas culturas e ainda acrescentar um novo idioma no currículo. Mas para isso é necessário que haja uma programação financeira, e nesse post vamos te ajudar a se planejar para que durante o intercambio não surja nenhuma surpresa desagradável.
Esse planejamento financeiro começa antes mesmo da viagem, por isso separamos alguns itens os quais são importantes você se atentar:
- Passagem aérea: esse pode ser o maior custo do programa de intercâmbio, visto que os preços estão sempre mudando, vale a pena ficar de olho nas promoções.
- Seguro-viagem/saúde: nesse seguro é importante que ele cubra todo o período da viagem, desde o momento da saída, até o retorno ao Brasil. Se atente aos itens cobertos pelo seguro.
- Cursos, taxas e materiais: esse valor é muito relativo, vai depender da duração em semanas do seu curso, e da carga horária de aulas. Também é necessário lembrar que tem a taxa de matrícula e livros.
- Documentação: trata-se das despesas para tirar o passaporte e emitir o visto, além também de outros documentos e declarações necessárias. Também vale conferir se há alguma exigência de vacina que é obrigatória em alguns países, e o custo dessa vacina.
- Pré-viagem: roupas e calçados adequados ao tipo de clima do seu destino, mochila e mala, remédios de uso contínuo, artigos de higiene, dentre outros acessórios.
Agora que pensamos nos possíveis gastos antes da viagem, é necessário também planejar os possíveis gastos durante a viagem, que são:
- Alimentação: é necessário pensar e calcular uma quantidade de refeições nos períodos em que você ficará fora de casa, que serão realizadas em restaurantes.
- Transporte: é o valor que você vai gastar diariamente para se transportar da sua residência até o curso ou para onde desejar ir, e para voltar também. Além do transfer na chegada ao país, do aeroporto para a cidade.
- Acomodação: você pode optar por casas de famílias estrangeiras ou dormitórios estudantis, de qualquer forma, casas de família normalmente te disponibilizam café da manhã e jantar.
- Lazer: esse item é importante, separe uma quantia razoável, pois você vai querer aproveitar a viagem, fazer compras, viajar, conhecer a cidade, sair à noite.
- Extras: é importante estar preparada para possíveis eventualidades, então é necessário separar uma quantia para emergência, e gastá-la apenas em último caso.
No geral, essas são algumas dicas para planejar financeiramente a sua viagem, e o valor pode facilmente variar de acordo com o tipo de programa e destino escolhido. É importante também, saber gerenciar o seu orçamento durante a viagem. Algumas dicas são:
- Dívida seu dinheiro, deixe um pouco em espécie e deixe um pouco no cartão.
- Procure meios de locomoção baratos, como bicicletas ou até mesmo a pé.
- Separe um valor limite para gastar por dia.
- Anote todos os seus gastos, isso vai te fazer visualizar e controlar melhor os seus gastos.
Para saber mais, entre em contato com a Triplike Intercâmbio para que um de nossos consultores possa lhe auxiliar e propor condições imperdíveis para você realizar seu intercâmbio de forma segura e planejada.